Quem sou eu

Minha foto
Associação civil sem fins lucrativos, com objetivo cientifico cultural e assistencial, fundada em 2003.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Um caso de família


por: Tatiana Rossati – enfermeira da Esf Vila Vargas do município de Dourados M.S

Nascera assim, na expectativa de mudanças... Trazia consigo já do parto, traços de ideologia, apesar da aparência frágil com que nascera, lutava pela vida, pelo direito á vida. Menino sapeca e levado, ousado e cheio de peripécias! Agarrava-se aqui e ali, firmava-se ao chão como se plantasse estacas, fazendo sua história. Mas o engraçado disso tudo é que já caminhava, mas o pobre coitado não tinha nem nome! Talvez porque mais se importavam com a finalidade de que foi parido do que como se chamaria.
Ah, mas seu nome não poderia fugir ao de seus irmãos, afinal eram da mesma linhagem, apesar de personalidades diferentes. INPS, INAMPS, SUDS... Lindos nomes pensavam sua família, mas o dele, ah, o dele deveria ser especial... Forte, claro, objetivo, único... SUS! É isso... SUS! E assim lhe escolheram o nome... SUS de sustentável, SUS de suscitável, SUSpirável, SUStancial, SUScetor... Sim... SUS... Era o nome perfeito para aquele ser que já mudara todos a sua volta, as Famílias daquele lugar, as quais contagiava com suas novas idéias, seus princípios e  diretrizes.
Era o SUS muito correto em suas ações, mesmo que muitos de má índole lhe quisessem desviar de sua missão, tirar seu foco. Sempre pautado em leis que apoiavam suas idéias inovadoras e seus propósitos utópicos, foi o SUS crescendo e ganhando forma, seu esqueleto frágil de antes, agora dava lugar a ossos fortes, alongados, encobertos por músculos e fibras.
Muitos eram os que zombavam do pobre do SUS, com chacotas e piadas - vai SUS, vai fracassar como seus irmãos, pau que nasce torto, não endireita não. Desacreditavam de seu potencial, apesar de todos ali necessitarem de suas ações. Ele era o assunto da vez, estava na boca do povo, mas mesmo assim, permanecia firme, apesar de muitas e muitas vezes lhe bambearem as pernas com espaventos e rasteiras.
Em suas caminhadas, encontra uma grande amiga chamada NOB. Ah... Como era linda a NOB! Relatos dizem que houve sintomas de paixão entre o SUS e a NOB, mas não vem ao caso agora tal romance, apenas imaginemos... Foi a NOB quem direcionou o SUS em seu caminho, lhe firmou os passos e operacionalizou suas ações. Imagino eu como o SUS deve ser grato a NOB. Agora sim ele já era um homem, caminhava com suas próprias pernas, às vezes tropeçava sim, mas qual homem não tropeça de vez em quando?

Apropriado de tamanha inteligência, o SUS era perspicaz em suas ações, sabia que não podia fazer tudo, e como já dizia o poeta, é impossível ser feliz sozinho... Permitia então, que os outros opinassem, com ele elaborassem as estratégias para o bem comum. Fizera até um Pacto, marco histórico aquele Pacto, mudaria a vida das Famílias ali...  Aliás, o SUS já era da Família, da Família de todos, tinha intimidade para adentrar as casas e delas fazia seu recanto. Conhecia a cada um, usava de estratégias e programas para alcançar a todos de forma igualitária e equitativa.
        E podem acreditar, até na área rural, o SUS agora é da casa, é da Família. Sente-se a vontade, talvez pelo ar ser mais puro, e as pessoas mais queridas.Como é bem vindo o SUS por lá, embora, nem saiba o quanto. Tantos ouviam falar dele, mas pela dificuldade de acesso nem podiam vê- lo, sentí- lo e sofriam por isso. Quando o SUS chegou, foi uma farra só! Agora sim as coisas vão melhorar! Acredita o SUS e as pessoas daquele lugar.

Seguindo sua caminhada, hoje aos 22 anos de idade, pode-se dizer que o SUS é mais SUS do que nunca! E a Família? Ah a Família vai bem, afinal, com o SUS que ajudamos a criar e sustentar, a Família agora é mais Família do que nunca!

Um comentário:

  1. Muito bacana o texto, parabéns Enfª Tatiana, que continuemos a produzir mais para fortalecer ainda mais nossso blog :D Enfº Sandro M.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e sugestões, você pode publicar como anônimo e assinar no final.
Se quiser entrar em contato nos envie um e-mail aegdou@yahoo.com.br