Quem sou eu

Minha foto
Associação civil sem fins lucrativos, com objetivo cientifico cultural e assistencial, fundada em 2003.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Reflexões sobre o perfil do gerente (gestor) de unidade na Saúde Pública.


Por Sandro Ávalo - Enfermeiro de ESF município de Dourados MS

Ao conceituarmos competência Aurélio (2010) descreve como qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa, capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade. Direcionando para área de recursos humanos entende-se sendo habilidade e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa e que se relacionam com o desempenho no trabalho (ANDRÉ; CIAMPONE, 2007).
Assim a competência no exercício do trabalho é de vital importância, ganhando grande ênfase no que tange ao gerenciamento. Desenvolver a competência gerencial abrange ao nível do saber e conhecimento, entendendo as teorias, conceitos, dados sobre o ambiente, o processo de produção e as organizações, diagnosticar problemas, definir, difundir e implementar situações, organizar o trabalho e gerir o pessoal, ser ético ter empatia e pragmatismo (RAMIRES et al., 2004).
O gestor de serviços de saúde enquanto líder deve saber trabalhar com sua equipe de maneira a desenvolver os conhecimentos e habilidades do grupo, trazendo sinergia e desenvolvimento contínuo do mesmo. Dessa maneira o gerenciamento local de saúde deve ser desenvolvido por profissional competente, capaz de liderar e agregar valor, aumentando o potencial de sua equipe e conjugando esforços para usufruir recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos resultando em aumento da resolutividade dos serviços na área adscrita seguindo o modelo assistencial respaldado pela epidemiologia social (ANDRÉ; CIAMPONE, 2007)
            Atualmente concordamos que é indispensável para o gerente a bagagem de conhecimentos, capacidade de análise, capacidade de ação, aprimoramento de práticas e determinação em alcançar resultados.
            Ramires et al. (2004) em revisão de estudos acerca do tema, notou grande dificuldade no processo de elevar a realização competente das funções básicas dos serviços de saúde em consonância com as necessidades da população. A formação e capacitação técnica de gerentes é essencial para obtenção de melhores resultados e qualidade na assistência prestada.
            O projeto GERUS (Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde) é uma ferramenta atualmente utilizada no município no campo de desenvolvimento de recursos humanos em saúde, voltado para qualificação técnica e administrativa dos gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS e ESF), aumentando a capacidade gerencial, com intuito de conseguir mudanças nas práticas sanitárias e de atenção à saúde, foi criado em 1993 pelo Ministério da Saúde.
            Atualmente no município encontramos 7 enfermeiros participando da pós graduação GERUS.
Em outra pesquisa realizada em São Paulo com 19 gerentes de Unidades de Saúde, os autores concluíram que

Além das limitações de ordens práticas, financeiras e as ligadas à legislação municipal, existe a subjetividade permeando as relações de poder advindas da dimensão político-partidária. A ascensão à posição de gestor de UBS não é decorrente de avaliação meritória, mas proveniente de indicação política, relações de amizade e confiança mantidas com o superior hierárquico imediato ou com instâncias políticas superiores. Por exemplo, cada vez que muda o Prefeito, ocorrem indicações para cargos considerados de confiança, que se estendem também aos escalões técnicos no âmbito dos serviços de saúde, gerando descontinuidade de ações em função de interesses partidários e não em função de avaliações ancoradas em necessidades reais (ANDRÉ; CIAMPONE, 2007).

REFERÊNCIAS

ANDRÉ, A. M.; CIAMPONE, M. H. T. Competências Para a Gestão de Unidades Básicas de Saúde: percepção do gestor. Rev. Esc. Enferm USP, n. 41, 2007.

RAMIRES, E. P.; LOURENÇÃO, L.G.; SANTOS, M. R. Gerenciamento em Unidades Básicas de Saúde: Conhecendo Experiências. Arq Ciênc Saúde, vol.11, n.4, 2004.

Relatório da 10ª Conferencia de Saúde. Atribuição dos Gestores do SUS. Disponível em: < http://www.datasus.gov.br/cns/REL10/ATRIBUICAO.htm>

6 comentários:

  1. Muito bom o post, para refletirmos sobre o real papel do gerente dentro de uma unidade, muito esclarecedor. Vamos divulgar!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Sandro, bem lembrado ... somos gerentes por competencia e nao por indicação !!
    Tati

    ResponderExcluir
  3. NOSSA CONCORDO COM VOCÊS,E ADICIONA COMPETÊNCIA NISSO!! E SE NÃO FIZEMOS MAIS E PORQUE NÃO TÍNHAMOS MAIS, SOMOS VERDADEIROS MÁGICOS, REALIZAMOS MUITAS ATIVIDADES QUE SÓ MESMO PROFISSIONAIS CAPACITADOS COMO NOS FAZEMOS PARA SATISFAZER UMA POPULAÇÃO CARENTE, QUE BUSCA NÃO SÓ PREVENÇÃO E SAÚDE,MAIS BUSCA ATENÇÃO E CARINHOS E SAEM SATISFEITOS DAS NOSSAS UNIDADES, MESMO COM TANTAS DIFICULDADE,E INFELIZMENTE OS NOSSOS GESTORES NÃO ESTÃO RECONHECENDO NADA DISSO!!!!!!!!! MAIS ESTAMOS AI PRA BUSCAR MELHORIAS E O PRINCIPAL RECONHECIMENTO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. O que mais nos desmotiva é a Falta de valorização profissional principalmente por parte do nosso gestor local

    ResponderExcluir
  5. ...é triste saber que as pessoas que mais apoiam este critério de gerência por indicação política, são enfermeiros gestores.....que pena...depois de um post tão esclarecedor quanto este....pensamos que a gestão é digna de pena...mentindo e alegando que é necessário este profissional ser "colocado"desta forma por justificar que os enfermeiros tem medo por não cumprirem horário.....que pena, quando não se tem o que argumentar para uma decisão tão ridícula como esta, que não é aprovada até mesmo pelo Ministério da Saúde.....consideramos.....os argumentos começam ser apelativos, pessoais,vergonhosos...... O pior é que muitas destas pessoas assinam folha de frequencia ou fecham os olhos para profissionais que não cumprem horários......É triste saber que tem gente assinando folha de frequencia para profissional que não cumpre horário e justifica colocar gerente de unidade por indicação política por que "tem enfermeiro que não cumpre horário".....lamentável....e é obvio que não posso me identificar...infelizmente....

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post Sandro
    O enfermeiro, sem duvida alguma, eh o profissional de saúde mais preparado para GERENCIAR, portanto, qual eh o objetivo de se colocar um gerente com indicação política? Seria mais um cabide de empregos? Gestores municipais, essas atitudes nao melhoram a saúde da população, então gastem melhor esse dinheiro. Comprem materiais médico-hospitalares, remédios, remunerem bem e qualifiquem bem os profissionais que já trabalham... Assim a saúde melhorara.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e sugestões, você pode publicar como anônimo e assinar no final.
Se quiser entrar em contato nos envie um e-mail aegdou@yahoo.com.br